ASSISTIR ANIMES DUBLADOS OU LEGENDADOS ?



E aí , o que você prefere ? Dublado ou Legendado ?
Essa a questão que vamos discutir nessa postagem .






Quando eu comecei a ver animes (pela internet) , eu só assistia dublado; legendado estava fora de questão .
A primeira vez que eu tive contanto com algo legendado , não foi uma experiencia das mais agradáveis , e por não estar preparado mentalmente pra isso , eu criei rejeição automaticamente ao assunto .Mas muitos anos se passaram , e finalmente , através da internet , eu entrei no Maravilhoso mundo dos animes . Eu decidi que o primeiro anime a ver seria Naruto .
Então comecei a ver o anime dublado , até que cheguei no ponto aonde só tinha legendado ; Então meio contrariado , eu fui tentar a ver legendado . No começo foi meio difícil , e pra piorar a internet minha era meio lenta ; e pra piorar mais ainda , eu assistia online , não gostava de baixar pra ver offline ; e isso piorava a situação porque as vezes era preciso voltar no vídeo , pra reler a legenda e o vídeo travava , que sofrimento .... E assim fui indo , alcancei os epi semanais de naruto , e parti pra outros animes , sempre preferindo dublado ..
Continuando minha saga de ver dublado , eu encontrei outra barreira , a principal barreira : A MALDITA CENSURA . A censura de conteúdos ecchi , violência , e algumas tão escrotas que não dá pra entender os motivos .. Eu não gosto de hipocrisia , e nem de mentira , que são as principal base da censura , e adoro conteúdo ecchis ,que sofrem níveis absurdos de censura ; então era totalmente impossível eu continuar vendo dublados . Eu até cogitei ver os dois aos mesmo temo , mas no fim das contas , não deu certo , já que eu não gosto de ver o mesmo anime duas vezes ( a não ser em casos específicos , que não vem ao caso agora ) Sendo assim assim eu escolhi ver legendado , não por opção e sim por força . No mais é como diz : O tempo resolve ...... e resolveu :
Com o passar do tempo , eu me acostumei , e hoje eu só assisto legendado ; Acostumei com as legendas , gosto muito dos dubladores japoneses .... Enfim , eu diria que a situação se inverteu por completo ; se no começo , eu via legendado a força , hoje eu vejo por preferencia , porque mesmo tirando a questão da censura e dublagens incompletas , a dublagem brasileira fica em desvantagem . Por quê ? simples , vozes que combinam com personagens , alguns casos são ridículos .
Apesar de terem bons dubladores no Brasil , e até alguns animes que foram relativamente bem dublados , no geral parece que a questão aqui , não é levada muito a serio ; sendo assim ,ver o dublado só em casos de animes que não levamos muito a serio .. No meu caso eu vejo pokemon , já que só vejo um epi vez ou outra só pra matar o tempo mesmo , e nem pretendo ver toda a obra ..


VANTAGENS E DESVANTAGENS


Eu vou listar as principais vantagens e desvantagens do dois lados da moeda , segundo meus gostos , opinião e observação :

VANTAGENS DE VER DUBLADO :

Tirando o fato de que vc não precisa , se dar ao trabalho de ler legendas , e entender mais rápido algumas coisas , eu não vejo mais nenhuma vantagem ....

DESVANTAGENS DE VER DUBLADO :


1 : Censura de conteúdos sexual , violência , e algumas coisas nada ver , mas que para os '' censuradores '', precisam ser censuradas ...

2 : Cortes de conteúdo ( a pior forma da censura ) as vezes episódios podem ser cortados por inteiro ( banido) ;

3 : Dublagens incompletas , ou demora pra continuar ;


4 : Troca de dubladores ( considerando que a dublagem da vida ao personagem , uma mudança nisso , pode matar a sua relação com o personagem  . é chato pra porra !

5 : Qualidade de dublagem questionável ( vozes que não combinam com o personagem



DESVANTAGENS DE VER LEGENDADO

Eu não vejo nenhuma desvantagem em ver legendado .O que eu vejo são dificuldades , que podem variar de pessoas para pessoas , mas que no geral com o passar do tempo elas desaparecem ou ficam quase irrelevantes .
Posso citar como exemplo , o fato de ter que acompanhar as legendas .No começo é algo chato , mas com o tempo vc vai se acostumando , até chegar num ponto  de não ver mais diferenças .. 


Importante : Apesar de não ser uma desvantagem , algo que é bom ficar  ligado é na qualidade da legenda  ;é bom ficar de olho na origem  da legenda , as vezes vale a pena pesquisar e procurar versões diferentes de tradução , tanto nos animes , quanto nos mangás ...



VANTAGENS DE VER ANIMES LEGENDADO

Quer mais vantagens do que não ter todos problemas que os dublados tem ? Particularmente eu curto  muito a dublagem japonesa , então sou suspeito pra falar , e como é uma questão de gosto pessoal ,  acho desnecessário ir além disso ..
Não sei , se contar isso como vantagem , mas Se por um lado  , vc tem que ter mais atenção , pra poder acompanhar as legendas , por outro vc ganha conhecimento ; pode parecer besteira mas eu já vi e ouvi pessoas dizerem que aprenderam e se interessam em outros idiomas , após verem series , animes e coisas do tipo em áudio original com legendas .. 

CONCLUSÕES


O ''choque '' das diferenças entre dublado e legendado , é algo que o costume e o tempo ameniza ou cura totalmente ; sendo assim uma vez que vc se acostumar  , não achará  ruim ver legendado .

Se quiser ver todo o conteúdo dos animes , não em todos os casos , mas em muitos casos vc terá ver legendado , gostando ou não ;

Existem animes bem dublados , e se vc já estiver acostumado com os dubladores ,  visto parte do anime dublado ,  abre se uma exceção , aonde ver dublado pode ser mais empolgante pra vc  , e se tiver nostalgia envolvida , aí mais do nunca se torna uma boa exceção ..

CONCLUSÃO FINAL

Com uma ,ou outra exceção , legendado é a melhor opção ( pelo menos para mim LDLIMAS )





Agora é sua vez ! Deixe sua opinião ! Comente !

E Se Gostou : Compartilhe ! Curta e recomende !